Alma Púrpura
Alma Púrpura nasceu em Lisboa (Portugal) a 19 de Setembro de 1999 e começou como um projecto pessoal criado por Aeternum X, baseado em sonoridades noise e música experimental. O som em si foi-se modulando a ambiências mais obscurantistas, criando uma névoa hipnótica de suspense e medo. A primeira demo-tape foi lançada no próprio ano de formação de Alma Púrpura e é intitulada de "Spiritus Provocator". É precisamente aqui onde começa a viagem pelas fronteiras do desconhecido.
A origem do termo Atmocore, controvérsia e origem do Pulse para definir um novo género musical: foi no dia 25 de Julho de 2011 que Aeternum X teve a necessidade de definir um novo género musical a partir da recomposição da faixa "Derflugscheiben" para o novo E.P do projecto, intitulado "Laboratorium". Gerou-se uma controvérsia em torno do termo Atmocore (inicialmente para definir o género musical da faixa Derflugscheiben do projecto Alma Púrpura) por já ecoar pelos recantos da Web, não tendo assim, um efeito positivo na comunidade da Korvustronik. Foi então que Aeternum X, numa troca de e-mails com Shadow, mentor de The Dead of Night, decidiu perguntar ao colega e músico, que género musical atribuía ao som daquela faixa, ao qual, após alguns momentos, respondeu que PULSE seria um nome adequado, por se inserir no contexto, devido à batida, algo rápido e forte, ou seja, aquilo que a faixa transmite, mas com a particularidade de ser tudo criado com instrumentos electrónicos.
No dia 7 de Outubro do mesmo ano, Aeternum X assume em público pela página de Facebook de Alma Púrpura a sua identidade como pessoa trans, quebrando assim o silêncio desde a formação do projecto em 1999.
Mary (Aeternum X) fez uma publicação na página de Facebook de Alma Púrpura dizendo o seguinte: Thank you for the support over all these years, from 1999 to 2019 (20 years of music). The project is over for some time ago, there will be no more releases, but i keep composing music in other projects like Mary Nymphection, for instance and other small projects with a more experimental approach. See you! Thank you ❤ Mary (Aeternum X)
ÍndiceAno de formação:
Editora/Netlabel:
Outras informações:projecto de estúdio liderado por Aeternum X, iniciando actividade mínima em finais de 1998, para a formação do projecto em si e lançamento da primeira demo oficial intitulada Spiritus Provocator. A capa desta demo é da autoria da mentora do projecto e o lançamento foi limitado a 10 cópias em formato de cassete. Material usado na 1ª demo Spiritus Provocator: - gravador analógico Tascam Portastudio 414 de 4-pistas - toda a composição feita através de um Casio (Tone Bank) CT-670 - gravador (cassete) Sanyo 1ª fase do projecto: 1999-2001 2ª fase do projecto: 2008-2019 Hiato: - o projecto esteve sem actividade entre 2001 e 2007, regressando em 2008 para a preparação da demo "Illum Dii Male Perdant" Membros
Ex-membros
DiscografiaDemos (formato digital)
EP's (formato digital)
Álbuns de colaboração (formato digital)
Álbuns (formato digital)
Compilações (formato digital)
Revistas (formato digital)
Performances ao vivo
Ligações externas |