Monte 6
Monte 6 é um projecto com a parceria inicial de 3 músicos, sendo eles Aeternum X (Alma Púrpura), André Consciência (Babalith) e Shadow (The Dead of Night), que foca alguns aspectos da música folclórica portuguesa e sons baseados na natureza, com síntese no uso de Sampler, criando assim uma ligação com a música electrónica e com a adição de estilos derivados, incluindo o Industrial, Dark Ambient e experimentalismo.
A temática de Monte 6 tem um cariz alienígena, fora deste mundo, que nos transmite por vezes um ambiente estranho e enigmático e que nos faz transportar para uma dimensão rural e neolítica. No início de 2013 o projecto tem vindo a incorporar sonoridades com a manipulação de voz e um exemplo disso, é a faixa composta por André Consciência "Crianças", para o trabalho "O povo do monte".
Com a saída do EP "Ialdabaoh" o caminho para o Progpulse começa a ser inevitável e neste trabalho existem ambientes notáveis em faixas como "Cometa vivo e distorcido", "A nave-morcego" e "O buda de Ialdabaoh" que elevam Monte 6 para um novo patamar. Por outro lado o Dark Ambient mantém-se como um estilo para ficar, a faixa "Pegadas" é um bom exemplo disso, medonha e sinistra.
No final de Novembro de 2013 sai o E.P "Almendres" que é dedicado ao cromeleque dos Almendres situado em Évora, na planície alentejana e se foca no Progpulse e no drone ambient, com umas passagens de percussão tribal e em Janeiro de 2014 sai o último EP do projecto intitulado "Rota do vento" que tem uma sonoridade ambiental obscura. Este EP traz 2 faixas acústicas com captações do vento a roçar um folk meio melancólico e solitário.
O projecto entra numa fase de suspensão no dia 6 de Outubro de 2014 e retorna ao activo em finais de Janeiro de 2015 para a composição do segundo álbum de originais intitulado "Monte 6", que em Julho do mesmo ano, conforme lançamento, viria a ser um dos trabalhos mais bem sucedidos desde sempre, ultrapassando todas as expectativas, um álbum que com as suas 22 magníficas faixas, contém todo o seu universo típico e faz jus às raízes.
É esperado um novo álbum de originais para 2021, mas ainda sem data confirmada.
Índice
Ano de formação:
- 2011
Editora/Netlabel:
- Korvustronik
- Abismo Humano
- Mocho de Prata
- Folha Eléctrica
Membros
- Aeternum X - teclado, sampler, sequenciador, caixa de ritmos, ambiências, instrumentos, field recordings, voz (2011-actualmente)
- Shadow - programação, field recordings (2011-actualmente)
Membros convidados
- Sid - teclado, sampler, sequenciador, caixa de ritmos, instrumentos, voz, field recordings
Ex-membros
Galadryella - field recordings (2012)
André Consciência - sampler, sequenciador, instrumentos, field recordings, voz, performance (2011-2018)
Artwork
- Aeternum X
- André Consciência
artistas convidados:
- Laurent Fièvre
- Albano Ruela
- Muriel Fonseca
- Maldoror Fritz
- Marta Amado
Discografia
Álbuns (formato digital)
EPs (formato digital)
- 2013 - O povo do monte (Fevereiro)
- 2013 - Ialdabaoh (Setembro)
- 2013 - Almendres (Novembro)
- 2014 - Rota do vento (Fevereiro)
Split EPs (formato digital)
- 2013 - Viagem a Nibiru [Obscuro Quasar + Monte 6] (Janeiro)
Compilações (formato digital)
- 2013 - Korvustronik 1 - "Contra a crueldade animal" (v/a) (Abril)
- 2014 - Korvustronik 2 - "Contra a pobreza humana" (v/a) (Dezembro)
- 2015 - Korvustronik 3 - "Contra a vandalização da Natureza" (v/a) (Setembro)